Pesquisadores do LIneA recebem apoio do projeto DES

02 de outubro de 2019 | LIneA

Comunicamos que três membros do LIneA (Figura 1), pertencentes ao consórcio DES-Brazil receberam auxílio do projeto Dark Energy Survey para participar da reunião internacional da colaboração a ser realizada em novembro na Universidade de Sussex, UK. Esses pesquisadores representam diferentes áreas de pesquisa (sistema solar, Via Láctea e redondezas, evolução de galáxias) sendo que dois deles participam desta reunião pela primeira vez. A participação destes pesquisadores foi também viabilizada com recursos do INCT do e-Universo. As reuniões da colaboração neste ano são particularmente importantes pois serão discutidos os planos para a última fase do projeto DES, tendo em vista que a região do céu planejada para o levantamento já foi completamente imageada e os dados compilados em seis anos de observação estão sendo liberados internamente para a colaboração.

Figura 1: Pesquisadores do LIneA agraciados com o auxílio do projeto DES para participarem da próxima reunião internacional da colaboração a ser realizada na Inglaterra. Da esquerda para a direita: Adriano Pieres, Julia Gschwend e Rodrigo Boufleur.

Além dos pesquisadores acima citados, ao longo dos anos muitos outros estudantes e pós-doutorandos do consórcio DES-Brazil, trabalhando em outros tópicos, receberam este auxílio entre os quais Eduardo Balbinot, Felipe Oliveira, Hugo Camacho, Hillysson dos Santos e Michel Aguena. Este é um programa que usa recursos da colaboração para apoiar a participação de jovens pesquisadores nas reuniões da colaboração. Os projetos DESI e LSST também têm programas semelhantes que já beneficiaram vários jovens pesquisadores filiados ao LIneA, que em conjunto com os recursos fornecidos pelo INCT do e-Universo tem permitido a internacionalização de nossa comunidade.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos, como os projetos Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope (LSST). O LIneA, criado em 2010, é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Comentários estão fechados.